Animais de estimação e o envelhecimento saudável

Como bem sabemos, a população global está envelhecendo. De acordo com dados recentes da ONU, o número de pessoas com 60 anos ou mais deverá duplicar até 2050 e triplicar até 2100. Isto terá implicações em quase todos os setores da sociedade. Para muitos, o envelhecimento da população é visto como um risco – uma drenagem de recursos e um desafio à coesão social, já que o idoso tende a adoecer mais.


No entanto, o envelhecimento não precisa ser assim. Esse período da vida pode ser gratificante e divertido, se houver apoio adequado e planejamento social. Neste sentido, uma das questões que tem se estudado é o papel dos pets na qualidade de vida durante o envelhecimento.


Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares de muitas famílias, em todo o mundo. Estima-se que durante a pandemia de Covid-19 houve um crescimento de 30% no número de pets nos lares brasileiros. Eles oferecem grande companheirismo e amor incondicional aos seus donos e um estudo britânico com 5 mil voluntários demonstrou que ter um animal de estimação contribuiu para diminuir o estresse mental de muitas pessoas durante a pandemia.

 
A rotina mais tranquila vivenciada na terceira idade pode ganhar mais agitação e estímulos com um animal de estimação. A responsabilidade de cuidar de um pet aumenta a sensação de utilidade, pertencimento e satisfação pessoal. 


Além disso, já foram evidenciados benefícios fisiológicos também. Uma pesquisa publicada no Jornal Americano de Cardiologia, envolvendo 424 pacientes que tiveram infarto agudo do miocárdio, mostrou que aqueles que tinham animais de estimação apresentaram probabilidade significativamente menor de morrer dentro de 1 ano do que aqueles que não possuíam.

 
Outro estudo, publicado em 2023, pesquisando 637 idosos, concluiu que aqueles que tinham animais de estimação experimentaram menor declínio na função cognitiva à medida que envelheciam. A memória, a função executiva, a função da linguagem, a velocidade psicomotora e a velocidade de processamento deterioraram-se menos ao longo de 10 anos entre os que tinham pets do que entre os que não tinham. 


As explicações para os efeitos relatados incluem diminuição do estresse, aumento do relaxamento, aumento do foco externo para atenção e inibição de pensamentos irrelevantes e negativos.
Assim, pode-se destacar alguns benefícios dos animais de estimação para um envelhecimento saudável:


Aumento do nível de atividade física
Ter animais de estimação em casa faz com que os idosos tenham uma vida mais ativa, já que é necessário alimentá-los, mantê-los ativos e levá-los para passear. Sair para passear/caminhar com o pet garante que os idosos sejam mais ativos fisicamente. Além disso, promove uma intensa sensação de bem-estar e contribui para sua saúde mental. O ato de caminhar pelas ruas com o pet também aumenta a coordenação motora e faz com que o cérebro responda a estímulos sonoros, visuais, táteis e olfativos.

Combate à depressão

Os idosos, muitas vezes, sofrem de solidão, por isso, precisam se sentir seguros, amados e terem grande contato emocional e sensorial com outros seres. Do contrário, podem desenvolver quadros de depressão e profunda tristeza. A boa notícia é que os animais de estimação são grandes aliados nesses quesitos, já que a interação e a companhia dos bichinhos podem ser muito reconfortantes e calorosas, principalmente nos momentos mais difíceis.

Exercício cognitivo
Manter uma rotina de cuidados com um animal de estimação, como dar comida, água, banho e sair para passear, também é uma excelente maneira de exercitar a memória dos idosos e prevenir certas deficiências cognitivas. Essas práticas diárias também podem contribuir para evitar lesões cerebrais e agitar a rotina doméstica.

Sociabilização
Pessoas que têm pets tendem a conversar mais com outras pessoas que também têm. Quando o idoso sai para passear com seu animal de estimação, aumenta a possibilidade de interação social, pois outras pessoas de idades variadas, que têm ou gostam de animais, param para fazer carinho no bichinho ou para conversar sobre este.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Animais de estimação e o envelhecimento saudável Anterior

Animais de estimação e o envelhecimento saudável

O sono e o envelhecimento Próximo

O sono e o envelhecimento

LEIA MAIS